Conto social - O sonho de Maurício


O sonho de Maurício


No interior do Acre, existia um menino chamado Maurício que ajudava sua família a trabalhar na fabricação de farinha de mandioca. A situação de Maurício era bem precária - a mandioca não dava muito dinheiro para a família e ele não podia ir pra escola, pois passava o dia inteiro ajudando seu pai a descascar mandioca.
Maurício era filho caçula de 5 irmãos. Paulo e Pedro, os dois irmãos mais velhos, frequentavam a escola e sempre contavam como é legal ter amigos e como os professores eram legais. Eles também ensinavam Maurício a ler e escrever. Isso deixava Maurício com muita vontade de crescer para poder ir para escola.
Anos se passaram e Maurício finalmente pôde ir para a escola. Agora ele tinha que dividir o tempo entre descascar mandioca e estudar. Ele nem tinha muito tempo para brincar. Depois de anos frequentando a escola, Maurício se deu conta que queria muito ser professor, mas para isso ele precisaria de dinheiro para entrar em uma boa faculdade. Então ele começou a trabalhar o dobro do que trabalhava antes. Lá na produção da farinha, Maurício agora descascava e moía a mandioca, correndo perigo até de perder um dedo por causa do moedor.
Hoje em dia Maurício, com muito esforço, conseguiu se tornar um professor. Agora, ele tem um salário fixo e consegue ajudar um pouco a condição financeira de sua família.

Anna Julia Diehl, aluno do 9º ano do C.E.M. Giovania de Almeida

Comentários

  1. O conto mostra uma incrível história de superação para Maurício. Ele não podia ir a escola, mas mesmo assim aprendeu a ler e escreverr com quem sabia. Ao ir a escola percebeu que queria muito ser professor, o que o fez trabalhar dobrado para frequentar uma faculdade no futuro, ele conseguiu e realizou seu sonho. Uma história de superação.

    ResponderExcluir
  2. Incrivel história desse rapaz ele que batalhou muito pra chegar onde quis, a vida ela e dificil no começo você tem que batalhar muito para conseguir chegar onde você quer "não desista se você tem um sonho" qualquer um pode desistir dos seus sonhos por isso que nossas maês falavam " você não e todo mundo" parabéns pra ele que não desistiu de ser professor !

    ResponderExcluir
  3. Linda história, a mesma acaba nos dando mais ânimo para estudar, é triste pensar que algumas crianças acabam não conseguindo se dedicar somente a escola.

    ResponderExcluir
  4. É uma linda história de superação, apesar de ele não ir à escola, Maurício é um homem muito batalhador trabalhador e que não desistiu de ser professor uma linda história parabéns para a Anna Julia Diehl pela sua história

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um Apólogo, de Machado de Assis

Kim Kardashian admite que fez 6 mil selfies durante viagem de 4 dias ao México

Conto Social - A espera de um final feliz